Boliche Sonoro
Faixa etária
3 a 4 anos
Número de jogadores
Mínimo: 02 jogadores Máximo: 20 jogadores.
Materiais que fazem parte do jogo
• 06 Pinos de plástico de diferentes cores (garrafas tipo Pet) contendo imagens de figuras de instrumentos musicais.
• 06 instrumentos musicais iguais os que estão na imagem de cada pino (garrafa).
• 01 bola de tamanho pequeno feita de jornal, envolvida em meia fina (uso de material reciclável).
Objetivos
• Associar e Reproduzir os sons a partir da imagem.
• Explorar a sonoridade dos instrumentos musicais de forma lúdica e prazerosa.
• Propiciar o desenvolvimento integral das crianças por meio do fazer e do apreciar em música.
Conteúdos
• Socialização • Percepção visual • Discriminação sonora• Memória auditiva • Concentração •Coordenação motora • Exploração e reprodução de diferentes sons • Manuseio/exploração de instrumentos musicais
Modo de jogar
• Organização: Os pinos devem ser organizados no chão em forma de triângulo com espaçamento entre eles. As crianças são divididas em dois grupos para acomodá-las sentadas em fila na lateral da pista central. O professor poderá demarcar o espaço para o jogo e orientar sobre as regras do boliche.
Atividade tirado do site : Artes e Melodias
Nesse link Atividades de Musicalização Infantil, oferecido pelo Tio Marcelo, você encontrará algumas atividades de musicalização infantil, que busca desenvolver aspectos sonoros (paisagem sonora), criatividade e ritmo.
Boa Sorte
Mais uma atividade para fazer com nossas crianças. Essa atividade você poderá fazer do pre I ou em algumas escolas a partir do jardim II. Procure adaptar as atividades da melhor forma para que venha ficar claro para seus alunos.
Essa atividade foi tirada do site CPT
Tambor x PalmasNesta atividade você tocará compassos no tambor e pedirá para as crianças repetirem os mesmos pulsos, na mesma velocidade, batendo palmas. Primeiro, explique a atividade com toda a calma, certificando-se de que todos entenderam o exercício. Depois, comece a praticar, como se estivesse ensaiando. Toque os compassos, ouça o resultado e, se necessário, faça as devidas orientações.
A seguir, você tornará a atividade um pouco mais complexa. Oriente as crianças para que batam palmas, quando você bater no bumbo, e batam os pés no chão, quando você bater a baqueta na lateral do bumbo. São dois sons bastante diferentes, fáceis de serem intercalados.
Chocalho
Como a brincadeira do bumbo, esta é uma atividade para trabalhar a concentração e a percepção. Você distribuirá chocalhos artesanais para todos os alunos. Depois irá orientá-los da seguinte maneira: o professor tocará o tambor, dando batidas seguidas, sendo que uma delas será mais forte; já os alunos tocarão o chocalho toda vez que o professor bater mais forte.
Mais uma vez, oriente, ensaie e corrija os erros, e, depois, inicie a atividade, de maneira simples no começo, tornando-a mais complexa com o tempo.
Boa sorte
(QUE SOM É ESSE?)
Essa atividade trabalha a percepção do aluno assim como a atenção.
Como eu mencionei no primeiro post desse blog, os professores ficam desesperados sem saber o que fazer no primeiro dia aula. Dica: No primeiro dia de aula nada mais é do que o dia em que você se apresentará a sala, normalmente é um bate papo com os alunos, perguntar o que eles gostam, se eles sabem o que é música, que tipo de música eles gostam, se a escola teve um professor anterior perguntar o que ele passou para os alunos, quais as atividades e etc...e é o momento de você falar um pouco para eles sobre quem você é, sua experiência no ramo, se toca algum instrumento, qual? como é utilizado?, se você canta a hora é agora para impressiona-los, eles amam, falo isso porque canto e eles adoram. Então nada de se desesperar e querer passar uma infinidade de coisas porque normalmente são 50 minutos de aula e pode acreditar, passa voando que você nem vê.
Então é super interessante você professor começar a desenvolver as questões perceptivas do aluno que é algo que eles tem perdido ao longo do tempo devido a facilidade dos tempos atuais como o uso das tecnologias por exemplo, ou seja, os alunos estão inertes com o que se passa ao redor deles, eles não sabem mais ouvir o que é um agravante e nós como professores de música, temos essa responsabilidade de trazer isso de volta, principalmente por ser o campo da música pura percepção.
Essa atividade a principio é o suficiente para o primeiro dia de aula, mas se quiser é sempre bom ter uma segunda carta na manga que você poderá ver no outros links desse blog.
NOME DA BRINCADEIRA:
Que som é esse?
FAIXA ETÁRIA:
Essa atividade pode ser feita desde as turmas da Educação Infantil com as turminhas de 4 anos assim como o Pré, que hoje é a partir dos 5 anos de idade, e pode ser feita com turmas até do 4º ano, que tem em torno de 9 e 10 anos.
MATERIAL:
E.V.A
Tesoura
Cola
Imagens Sonoras
Áudio das imagens
Rádio ou computador para passar o som
ATIVIDADE:
Como dito anteriormente, essa atividade pode ser feita desde ao turma da educação infantil que é em torno dos 4 anos assim como a turma do pré até a turma do 4º ano, a brincadeira é super bem vinda. A diferença é que os sons a serem adivinhados vão ser diferentes para cada turma. Quanto mais velhos maior a possibilidade de inserir sons mais difíceis. Com a turma de 4 anos, por exemplo, é importante colocar sons do dia a dia deles e ir modificando com o passar do tempo.
A brincadeira é: QUE SOM É ESSE?
Você, professor, para essa atividade deverá montar um pequeno painel que poderá ser feito de E.V.A, nesse painel deverá conter vários encaixes para que o aluno possa colocar os sons respectivos na ordem que foi mostrado. Vide imagem abaixo.
Nesse quadro eu fiz com 10 encaixes mas fica a seu critério. Eu coloco as imagens do sons na lousa mesmo para que eles possam vir escolher e colocar no encaixe. No começo você coloca um som de cada vez, escolhe o aluno, toca o som, e pede para colocar no painel. Conforme eles forem se familiarizando você poderá aumentar a sequencia. Toca três sons de uma vez, o aluno terá que memorizar e colocar na ordem correta, você estará trabalhando também a memorização do aluno.
A parte você vai pesquisar várias imagens de sons podendo ser de animais, instrumentos, ruídos e afins. Você irá imprimir e colar nos quadrados recortados de E.V.A também. Você fará a seleção desses sons que você escolheu e tocará em um rádio, computador etc para que o aluno escolhido por você venha adivinhar que som é esse.
É super divertido e vira uma festa. Importante é antes de começar a brincadeira explicar como funciona. Apresente os sons para eles, mostre as imagens, até para os pequenos é interessante colocar alguns instrumentos de fácil adivinhação como bateria, violão, flauta para começar a inseri-los no mundo dos instrumentos musicais, para os maiores pode colocar até mais instrumentos bem diversificados mostrando a eles também os sons e as imagens para se familiarizarem antes de começar a brincadeira.
Boa Sorte!!
(JOGO DE ADIVINHAÇÃO INSTRUMENTAL)
Essa atividade assim como a anterior também busca desenvolver a percepção da criança e inseri-la no mundo instrumental. Desenvolve a memorização, pois a mostra dos instrumentos apresentados durante a brincadeira faz com que a criança aprenda o nome dos instrumentos através da arte do brincar.
FAIXA ETÁRIA:
Essa brincadeira pode ser feita tanto com as crianças da educação infantil, quanto do Fundamental I. A apresentação dos instrumentos musicais para crianças menores de 4 anos também é muito importante, pois é a fase onde tudo é novo e despertar a curiosidade nelas através de instrumentos é muito valido para um desenvolvimento perceptivo melhor futuramente.
MATERIAL:
Instrumentos Musicais variados (Musicalização)
ATIVIDADE:
Essa atividade é super simples. Pegue a turma e faça um circulo e no meio do circulo coloque os instrumentos de musicalização ao centro. Apresente os instrumentos ao alunos, passe para cada um dos alunos para que possam tocar e ouvir de perto. Depois de feito tudo isso, explique ao alunos que 2 crianças serão escolhidas, onde uma irá ficar em um canto da sala olhando para a parede enquanto a outra escolherá o instrumento que preferir e tocará para que a outra criança ouça. A criança que tocou o instrumento colocará no chão e na ordem do professor a outra que esta virada para a parede deverá se direcionar ao centro e pegar o instrumento correto e toca-lo. O professor poderá perguntar a criança se ela lembra qual o nome do instrumento para a criança memorizar.
É uma atividade simples mas que a criançada adora e se diverte. Se tiver instrumento suficiente pra todos os alunos o professor poderá pegar uma música simples e tocar com todos os alunos. DICA: A música A loja do mestre André é ideal para tocarem juntos.
Boa Sorte!!
(JOGO DA MEMÓRIA INSTRUMENTAL)
Essa brincadeira do jogo da memória pode ser feita com os alunos a partir do Fundamental I e os próprios alunos podem fazer o jogo com o auxilio do professor.
FAIXA ETÁRIA:
A partir do Fundamental I, ou seja, alunos do 1º ao 5º ano
MATERIAL:
E.V.A
Imagens de Instrumentos Musicais
Cola
Tesoura
Para fazer o jogo basta cortar quadrados no E.V.A e colar as imagens dos instrumentos. Abaixo segue um exemplo de imagens que você poderá usar. Forme grupos em sala de aula para que os alunos possam produzir os brinquedos. Depois pergunte sobre quais instrumentos eles conhecem, quais nunca ouviram. Apresente os sons desses instrumentos aos alunos enquanto eles efetuam a atividade, depois é só deixa-los se divertir.
Boa Sorte!!
Uma atividade que os alunos adoram e que esta super na moda é o famoso CUP SONG!!
São atividades musicais que são feitas com acompanhamento com copos, e o legal que o ritmo feito com os copos pode ser trabalhado como acompanhamento de diversas músicas. Essa atividade é legal para ser feitas com crianças a partir do 3º ano em diante. É claro, que é uma atividade que deve ser feitas várias vezes para que a criança consiga assimilar e fazer corretamente. É bacana pois trabalha coordenação, atenção, trabalho em grupo e percepção de maneira descontraída.
Um grupo legal para se começar é com o Palavra Cantada com a música FOME COME como segue o vídeo abaixo, e depois outras músicas que podem ser feita com essa mesma atividade rítmica.
Outra musica super bacana, é a música Boi Sarapintado, segue o vídeo a baixo.
Boa Sorte!!
Para quem tem problemas em encontrar atividades musicais para estar aplicando em suas aulas, o site do MEC disponibiliza várias atividades que auxiliam tanto os professores de música quanto professores de artes e afins que não tem conhecimento aprofundado sobre a música mas que gostariam de inserir atividades em suas aulas. Abaixo segue o link, nesse site há muitas outros links relacionado a música, no qual são atividades compartilhados por outros professores.
Atividades Musicais (MEC)
Não deixem de conferir!!!
Boa Sorte
Uma atividade que os alunos adoram e que esta super na moda é o famoso CUP SONG!!
São atividades musicais que são feitas com acompanhamento com copos, e o legal que o ritmo feito com os copos pode ser trabalhado como acompanhamento de diversas músicas. Essa atividade é legal para ser feitas com crianças a partir do 3º ano em diante. É claro, que é uma atividade que deve ser feitas várias vezes para que a criança consiga assimilar e fazer corretamente. É bacana pois trabalha coordenação, atenção, trabalho em grupo e percepção de maneira descontraída.
Um grupo legal para se começar é com o Palavra Cantada com a música FOME COME como segue o vídeo abaixo, e depois outras músicas que podem ser feita com essa mesma atividade rítmica.
Essa atividade do TIO MARCELO também é super bacana de se fazer. Você professor poderá trabalhar com alguns alunos a parte da percussão e com o restante da sala desenvolver um trabalho de canto coral. Depois poderá inverter para que todos possam participar tanto cantando quanto fazendo ritmicamente a atividade.
ATIVIDADES MUSICAIS NO SITE DO MEC
Para quem tem problemas em encontrar atividades musicais para estar aplicando em suas aulas, o site do MEC disponibiliza várias atividades que auxiliam tanto os professores de música quanto professores de artes e afins que não tem conhecimento aprofundado sobre a música mas que gostariam de inserir atividades em suas aulas. Abaixo segue o link, nesse site há muitas outros links relacionado a música, no qual são atividades compartilhados por outros professores.
Atividades Musicais (MEC)
Não deixem de conferir!!!
Boa Sorte







Nenhum comentário:
Postar um comentário