quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Escutar música antes de nascer ajuda a desenvolver o cérebro do bebê

 
Escutar música antes de nascer ajuda a desenvolver o cérebro do bebê. Esse é um assunto que vem sendo discutido por muitos estudiosos, até onde a música pode ter influência para o desenvolvimento de uma criança, tanto nas questões cognitivas quanto motoras?
O que vem sendo mostrado nas pesquisas com relação a importância da musica para os pequenos é que quanto mais cedo esse hábito for introduzido na vida dele melhor será o seu desempenho futuro.
Segundo o neurocientista Oliver Sacks (autor de “Alucinações musicais”), a música não é apenas uma forma pela qual nos conectamos e criamos laços. Ela, literalmente, molda os nossos cérebros.
Conforme segue link a baixo, na reportagem o globo, fala sobre a música e a capacidade de fazer com que o cérebro venha a ter uma ampliação maior do que aqueles que não praticam de nenhuma maneira o fazer musical.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/criancas-que-tem-aulas-de-musica-ampliam-funcoes-cognitivas-para-sempre-12921667#ixzz3PW4p1mfX
 
Muitos acham que as questões musicais é algo que esta intrinsecamente ligado com a questão de dom, essa forma estereotipada de pensar deve ser posta de lado o quanto antes, a final como costumo dizer, todos nós somos capaz de fazer música desde que haja interesse por parte do individuo e oportunidade para que seja aprendido. E para isso não é preciso muito. Conforme os estudos tem nos mostrado o simples fato de se ouvir música quando o bebe ainda se encontra na barriga da mãe é um grande passo a ser dado e que contribui para a percepção da criança, pois a partir da 26ª semana de gravidez o sistema neurológico e auditivo estão formados o que faz com que a criança consiga captar os estímulos do mundo externo. É por isso que em alguns casos quando o bebê se encontra agitado e se passa a cantar/tocar uma determinada música em que a mãe ouvia muito em seu período de gestação a criança começa a acalmar-se, isso ocorre pois remete a criança o momento em que ela estava no ventre de sua mãe.
Essa questão do fazer musical deve ser feito constantemente com a criança e não precisa ser um expert para isso, afinal o simples fato de você colocar músicas variáveis a criança, brincar de roda, cantar ( não importando se está desafinado ou não), fazer batuques, assistir a dvds que contenham instrumentos variáveis, e afins já é o bastante para estimular a criança em todos os quesitos, perceptivos, motor, emocional e etc.
 
Leia mais no link a seguir: http://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Desenvolvimento-do-bebe/noticia/2013/11/escutar-musica-antes-de-nascer-ajuda-desenvolver-o-cerebro-do-bebe.html

<http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI14999-10538,00.html> Os Bebes e a musica 02/12/2012

<http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI20853-10538,00.html> Canções pop para embalar os bebes 02/12/2012

<http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI19173-10557,00.html> Musica e Gravidez  02/12/2012

<http://acervoacalantos.org/tag/cantiga/> Acervo Acalanto 02/12/2012

<http://babyarts.com.br/web/?page_id=50> Baby Arts 02/12/2012

<http://babyarts.com.br/blog/ > Baby Arts Blog 02/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário