segunda-feira, 22 de junho de 2015

Grupo Gangorra


Ola pessoal, estou postando esse vídeo que encontrei na internet, não conhecia esse grupo ainda mas me parece bem interessante suas músicas.

FICA A DICA

sábado, 20 de junho de 2015

Os Sons Musicais da Natureza

Faixa Etária

A partir do Pré I

Atividade: 


Nessa atividade foi mostrado aos alunos como os sons do cotidiano e até mesmo da natureza são fontes de inspiração para muitos compositores.
Foi contado primeiramente uma lenda sobre o Rouxinol que é encontrado livro "O MUNDO DA MÚSICA 2" de Nereide Rosa, VALE SUPER A PENA COMPRAR, e ao final mostrado o canto do Rouxinol. Depois foi falado sobre uma lenda do Uirapuru e mostrado ao final o canto do pássaro. 
Depois de contado as duas lendas foi falado sobre um compositor chamado Rossini, que fez uma música inspirado no  miado dos gatos. O nome da música era "Dueto dos gatos" que faz parte da ópera Otello.
Foi passado um trecho da música. Após ouvirem a canção os alunos tiveram que criar uma canção, só com miado de gatos. Através dessa atividade observa-se as facilidades e dificuldades que os alunos tem na hora de improvisar e criar algo assim como timidez, expressão e etc. Você professor, caso não encontre essa canção pode apresentar outras canções que tenha esse objetivo de mostrar que música também pode ser feito com sons do dia a dia.
Depois de terem cantado, você professor pode grava-los para mostrar a gravação a eles depois e até mesmo para ter esse material com você. Depois apresente outro compositor chamado Korsakov, e explique que ele fez uma música no qual chamou de "O voo do besouro", suíte, op.57 em contos do czar Saltan.
Na obra musical apresentada, a agilidade com que é tocado o piano, remete ao zumbido de insetos. Peça para que os alunos ouçam a peça atentamente, depois de ouvido eles devem fazer um desenho com uma paisagem bem bonita porém que contenha besouros, para enfatizar a obra musical. Pergunte a eles quais outros insetos fazem zumbidos. Eles vão falar e aproveite para pedir para que desenhe esses também mas diga que tem que ter bastante insetos que faça zumbido. Muitos não saberão o que é besouro então leve uma imagem para mostrar.
O objetivo dessa atividade é explorar a capacidade de criação do aluno e mostrar que música também pode ser feito com sons diversos.


Logo abaixo algumas obras dos meus alunos do Pre I e II






Ensinando Intensidade (Forte e Fraco)

Faixa etária:

A partir dos 4 anos

Essa atividade faço com alunos que vão do Pre I em diante.

Atividade:


Primeiramente converso com meus alunos e explico que em alguns momentos da música acontece dela ficar mais forte e mais fraco, e que temos que estar atentos quando isso acontecer, principalmente quando nós estamos cantando ou tocando algum instrumento; e como seria sem graça se a música fosse sempre tocada forte ou só fraquinho.
Depois das explicações,digo para os alunos que eles devem ouvir atentamente uma suíte (Dança), que também procuro explicar em uma linguagem bem simples para que entendam. A música é de Edvard Grieg: Peer Gynt Suite N.1. Teria momentos em que a música ficaria forte e momentos que ficaria fraca. 

Após terem ouvido de olhos fechados,é feito uma brincadeira que eles seriam algas marinhas no fundo do mar, iam ficar deitados no chão mexendo os braços e pernas (de inicio) enquanto a música estivesse fraca e conforme a música fosse ficando forte as algas marinhas iam ganhando vida, aos poucos eles tem que ir se levantando e se deslocando no fundo do mar andando, mexendo os braços e etc, dessa forma eles teriam que interpretar a música corporalmente todos os momentos de forte e fraco. Deixe claro que eles precisam mostrar no corpo os momentos de forte e fraco. Explique também que eles não precisam se jogar no chão quando a música ficar fraca mas que podem fazer outros movimentos como abaixar devagarzinho e etc. No final da música vou pedindo para que façam uma roda e deem as mãos para se encontrar todas as algas marinhas e finalizo com todos com o corpinho para a frente e a cabecinha no chão. Eles se divertem.
Terminado essa atividade, foi mencionado a importância do silêncio na música.
Foi passado uma música do Márcio Coelho, chamada "Silêncio". A música começa fraca e no final finaliza forte. No primeiro momento peço para os alunos só ouvirem, depois pergunto se a música começa forte ou fraca, e como ela termina.
Depois de cantarem juntos umas 2 vezes, na terceira vez peço que a todo momento que o cantor falar a palavra SILÊNCIO, eles deveriam fazer "Sh" para o coleguinha do lado. Isso exige do aluno atenção para que a execução venha ser feita no momento certo. Depois peço para fazerem andando no pulso da música batendo os pés e parando a todo momento da palavra silêncio (mas virando para o coleguinha que estiver pela frente para pedir o silencio). Depois de terem corporizado a música e o pulso, passo para os instrumentos também marcando a pulsação da música. Peço para eles fazerem andando e tocando. Sendo que deveriam tocar fraco e forte nos momentos certo da música, afinal já sabiam exatamente onde era. Caso tenham dificuldade, o professor poderá rege-los. Não é fácil para criança pequena fazer esses dois movimentos juntos e principalmente certo, mas estimula a coordenação delas, por isso da importância de se repetir varias vezes ao longos das aulas.