Faixa etária:
A partir dos 4 anos
Essa atividade faço com alunos que vão do Pre I em diante.
Atividade:
Primeiramente converso com meus alunos e explico que em alguns momentos da música acontece dela ficar mais forte e mais fraco, e que temos que estar atentos quando isso acontecer, principalmente quando nós estamos cantando ou tocando algum instrumento; e como seria sem graça se a música fosse sempre tocada forte ou só fraquinho.
Depois das explicações,digo para os alunos que eles devem ouvir atentamente uma suíte (Dança), que também procuro explicar em uma linguagem bem simples para que entendam. A música é de Edvard Grieg: Peer Gynt Suite N.1. Teria momentos em que a música ficaria forte e momentos que ficaria fraca.
Após terem ouvido de olhos fechados,é feito uma brincadeira que eles seriam algas marinhas no fundo do mar, iam ficar deitados no chão mexendo os braços e pernas (de inicio) enquanto a música estivesse fraca e conforme a música fosse ficando forte as algas marinhas iam ganhando vida, aos poucos eles tem que ir se levantando e se deslocando no fundo do mar andando, mexendo os braços e etc, dessa forma eles teriam que interpretar a música corporalmente todos os momentos de forte e fraco. Deixe claro que eles precisam mostrar no corpo os momentos de forte e fraco. Explique também que eles não precisam se jogar no chão quando a música ficar fraca mas que podem fazer outros movimentos como abaixar devagarzinho e etc. No final da música vou pedindo para que façam uma roda e deem as mãos para se encontrar todas as algas marinhas e finalizo com todos com o corpinho para a frente e a cabecinha no chão. Eles se divertem.
Terminado essa atividade, foi mencionado a importância do silêncio na música.
Foi passado uma música do Márcio Coelho, chamada "Silêncio". A música começa fraca e no final finaliza forte. No primeiro momento peço para os alunos só ouvirem, depois pergunto se a música começa forte ou fraca, e como ela termina.
Depois de cantarem juntos umas 2 vezes, na terceira vez peço que a todo momento que o cantor falar a palavra SILÊNCIO, eles deveriam fazer "Sh" para o coleguinha do lado. Isso exige do aluno atenção para que a execução venha ser feita no momento certo. Depois peço para fazerem andando no pulso da música batendo os pés e parando a todo momento da palavra silêncio (mas virando para o coleguinha que estiver pela frente para pedir o silencio). Depois de terem corporizado a música e o pulso, passo para os instrumentos também marcando a pulsação da música. Peço para eles fazerem andando e tocando. Sendo que deveriam tocar fraco e forte nos momentos certo da música, afinal já sabiam exatamente onde era. Caso tenham dificuldade, o professor poderá rege-los. Não é fácil para criança pequena fazer esses dois movimentos juntos e principalmente certo, mas estimula a coordenação delas, por isso da importância de se repetir varias vezes ao longos das aulas.


Casinos Near Chicago - JT Hub
ResponderExcluirJT provides online 경상북도 출장안마 slot machines and table games with a 경산 출장마사지 range of video slots 제주 출장샵 from the hottest developers to the newest ones 청주 출장마사지 that are now 파주 출장마사지 making waves.